Exposição sobre N. Sra. do Rosário integra programação do Dia da Consciência Negra em Itajaí
terça-feira, 12 de novembro de 2013O culto à Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, através da festa que leva o nome da Santa, é tradição entre a comunidade negra desde os tempos da escravidão. A exposição “Janelas da Fé – Nossa Senhora do Rosário dos Pretos” busca apresentar à população o ritual do culto. A mostra, que faz parte da programação do Dia da Consciência Negra, ficará aberta a visitação até o final de novembro, no Museu Histórico de Itajaí.
Durante a exposição, os visitantes poderão apreciar objetos (roupas utilizadas pelo cortejo, coroas do rei e da rainha, entre outros) da festa da Nossa Senhora do Rosário. O “Janelas da Fé – Nossa Senhora do Rosário” fez parte do evento 7ª Primavera dos Museus, realizado em setembro. A comunidade negra de Itajaí solicitou, então, que a exposição ficasse aberta para visitação até o final de novembro.
A mostra aborda o ritual dedicado à Virgem do Rosário, nascido das mentalidades da cultura católica e afro-brasileira. Em Itajaí, a festa ocorre em dezembro, no bairro São João. Mais que uma performance religiosa, a devoção à Nossa Senhora do Rosário é composta de valores que vão desde a organização hierárquica do evento até o sincretismo religioso demarcado pelos contornos da comunhão familiar, da música, dos adereços, entre outros.
Toda população está convidada a visitar a Exposição, no Museu Histórico de Itajaí, situado à Rua Hercílio Luz, 233. De 3ª a 6ª feira, o local funciona das 09h às 17h. Sábado, das 09h às 13h e domingo, das 14 às 18h. A entrada é franca.