Alzheimer: Dia Mundial de conscientização da doença será neste sábado em Itajaí
sexta-feira, 20 de setembro de 2013Para marcar a passagem da data, a Secretaria de Saúde preparou seus profissionais para abordar o tema em todas as unidades básicas e policlínicas. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e progressiva que provoca o declínio de algumas funções intelectuais e reduz a capacidade cognitiva e a interação social, além de alterar o comportamento e a personalidade do paciente.
“Conhecer, aprender e divulgar a Doença de Alzheimer, estes três verbos são de extrema importância para os familiares de um portador da doença porque entendendo a Doença de Alzheimer, é possível cuidar melhor do paciente e conviver com o portador”, destaca a enfermeira responsável pelo Programa Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde, Elaine Fernandez.
De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, estima-se que, em todo o mundo, existam entre 17 e 25 milhões de pessoas com a doença. Com o aumento da expectativa de vida em países em desenvolvimento como o Brasil, este quadro tende a se agravar. A doença, considerada a causa mais comum de demência na população acima de 60 anos (60 a70%), poderá se tornar um problema de saúde pública: quanto mais velha a população, maior poderá ser a incidência (novos casos) de portadores de Alzheimer.
Para retardar suas conseqüências é fundamental identificá-la logo no início, uma vez que ela não tem cura. Desta forma, o tratamento da doença tem resultados mais efetivos.
O Dia Mundial de conscientização da doença será neste sábado em Itajaí.
Mais notícias sobre Itajaí:
- Itajaí: Inscrições abertas para a 2ª Conferência de Proteção e Defesa Civil da AMFRI
- Desfile das escolas de samba anima sábado de Carnaval em Itajaí
- Casa da Cultura de Itajaí recebe espetáculo Prometheus na semana que vem
- Biblioteca Pública de Itajaí abre exposição com vida e obra de Cândido Portinari
- Exposição sobre N. Sra. do Rosário integra programação do Dia da Consciência Negra em Itajaí